Voltar 

                                                                        Os Pelourinhos do concelho de Sernancelhe
Símbolos da autonomia administrativa concelhia, dos direitos e dos deveres das povoações, os pelourinhos são marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de foral. Ocupam um local privilegiado dentro das localidades, geralmente em frente à Casa da Câmara e têm uma estrutura
arquitectónica comum composta por uma coluna com capitel e remate cimeiro, guarnição de ferro e base sobre degraus que lhe proporcionam maior grandeza.

A evolução das diferentes formas de pelourinhos são o resultado dos diferentes estilos que inspiraram determinada época, assim podemos encontrar influências de vão desde a singeleza românica, passando pelo gótico e manuelino até ao neoclassicismo. Actualmente, funcionam como ponto de encontro para amigos e de descanso após árdua tarefa do campo. Um hábito social saudável que se tem mantido ao longo dos tempos.

Torna-se extremamente enriquecedor sentar-se num local tão simbólico como o Pelourinho e partilhar de alguns instantes da memória colectiva de um povo.
No concelho de Sernancelhe são quatro os pelourinho encontrados. Em Vila da Ponte, Lapa e Fonte Arcada, símbolo de antigo poder autárquico aí localizado, e o de Sernancelhe, actual sede da autarquia.
    PELOURINHO DE SERNANCELHE                                                      PELOURINHO DE VILA DA PONTE
                                                                          PELOURINHO DA LAPA                                                                        PELOURINHO DE FONTE ARCADA

 

  Voltar