Voltar   

11. Vigilância e Detecção de Incêndios
 
11.1 Rede de Postos de Vigia
 
A detecção e localização de um foco de incêndio na fase inicial quanto este ainda apresenta dimensões reduzidas, é um factor de crucial importância para o sucesso do combate e controlo do incêndio. Com vista a identificar e localizar os focos de incêndio existe em Portugal a Rede Nacional de Postos de Vigia. Inclui 227 Postos de Vigia (públicos e privados) que de Junho a Outubro permitem a vigilância das manchas florestais mais importantes do pais.

Para desenvolver uma estratégia de protecção contra os fogos florestais a nível municipal, é importante conhecer quais as regiões que são visíveis e quais as regiões encobertas em relação aos postos de vigia no interior ou na vizinhança próxima de cada concelho. Deste modo é possível planear a colocação de postos de vigia adicionais ou deslocar preferencialmente os meios de vigilância moveis para essas zonas.

A análise da visibilidade dos postos de vigia para o município de Sernancelhe, foi efectuada sobre um Modelo Digital do Terreno com resolução 25x25m, obtido directamente a partir das cartas digitais de altimetria à escala 1:25000 fornecidas pelo IGeoE. Em cada posto de vigia situado numa vizinhança de 10 Km do limite do município ensaiou-se a visibilidade considerando um raio de visão de 15 Km e uma altura de alvo ou de coluna de fumo de 20 metros. O resultado é a carta temática designada Carta de Visibilidade dos Postos de Vigia.

No interior do município de Sernancelhe não existiam à data da elaboração deste relatório postos de vigia em funcionamento permanente durante o período de Verão, pelo que a vigilância e detecção dos focos de incêndio é efectuada por postos localizados em municípios vizinhos bem posicionados para o efeito.

Na tabela abaixo apresentada são indicados os Postos de Vigia considerados assim como as principais características de cada um.
 

Designação

Indicat.

Concelho

Distância

Sernancelhe

Coordenadas

M P Altitude

Propriet.

Srª da Saúde

13-03

Armamar

13 200m

237.990

452.940

955 m

IF

Penedono

13-04

Penedono

4 860m

258.898

452.255

991 m

IF

São Matias

45-8

Aguiar Beira

500 m

245.675

428.690

855 m

IF

Serra do Pisco

37-1

Trancoso

5 250m

259.911

422.827

989 m

IF

 
 
O posto 13-03/Srª da Saúde está situado a Noroeste de Sernancelhe; o posto 13-04/Penedono está localizado a Norte; o posto 45-8/São Matias está situado na proximidade do ponto de confluência dos municípios de Sernancelhe, Satão e Aguiar da Beira, e o posto 37-1/Serra do Pisco localiza-se a Sul.
 

Por análise da Carta de Visibilidade dos Postos de Vigia verifica-se que a zona oculta mais extensa é o vale do ribeiro do Ferreirim, também no vale do rio Távora próximo a Sernancelhe existe uma região razoavelmente extensa oculta bem como junto ao limite do município na freguesia de Lamosa e Carregal. A Barragem de Vilar e algumas áreas envolventes encontram-se parcialmente ocultas, no entanto tal não constitui problema, pois trata-se de uma superfície de água.
 
Da análise conjunta dos gráficos seguintes conclui-se que cerca de 30% da área do concelho está oculta relativamente aos postos de vigia considerados, aproximadamente 45% é observável de um único posto de vigia e 25% é observável de dois ou mais postos de vigia.
 
Verifica-se também que a área oculta se encontra ocupada sobretudo por culturas agrícolas, mas também com elevada proporção povoamentos florestais de resinosas, incultos e ainda algum povoamento misto. Visível de um posto de vigia existem sobretudo incultos, área agrícola e povoamentos de resinosas. Visível de 2 ou mais postos de vigia encontra-se sobretudo incultos e depois, em menor área, povoamentos de resinosas e terreno agrícola
 


 

   Voltar